Como tirar print no computador ou smartphone Android

Em nossa 3ª postagem do dia da Informática você verá como tirar print no computador ou smartphone Android (2 métodos diferentes para cada).

Tirar print é um recurso cada vez mais útil para quem está no computador, notebook ou smartphone, seja para registrar algo importante no computador, capturar imagens de um programa e fazer um tutorial (como eu faço aqui para o blog), ou até zoar com os amigos nas redes sociais, por exemplo. Nessa dica, veja como tirar print no computador ou smartphone Android.


Tirar print no computador

Método 1 - Usando a tecla print screen
Esse é a forma mais comum de tirar print. Usando a tecla Print Screen (ou PrtSc SysRq) a tela atual será capturada e enviada para a área de transferência.
Como tirar print no computador ou smartphone Android

Aí é só abrir um programa na qual seja possível trabalhar com algum tipo de imagem (clipart, bitmap, JPEG, etc...) e colar (Ctrl+V). A tela capturada aparecerá como imagem para ser salva no computador ou enviar por email...

Dica: caso queira salvar a captura como formato de imagem use o Paint mesmo, daí na hora de salvar é só escolher o formato na barra "Arquivo". Prefira JPEG ou PNG.

Dica: Se quiser saber como colocar frases ou qualquer tipo de texto na imagem capturada veja essa postagem

Método 2 - utilizando um programa de captura
A principal vantagem de você utilizar um programa de captura para tirar print é que ele permite configurar qual parte da tela você quer que seja "printada". Afinal nem sempre precisamos de todo o conteúdo da tela e é meio chato ter quer ficar fazendo os cortes não é?

Um bom programa para fazer isso é o Grabilla. Além de ser leve, sua utilização é bem simples e cumpre o que promete. Ele oferece a opção de tirar print reduzido ou da janela completa. Além disso é possível tirar print em GIFs e vídeos.
como tirar print no computador com o grabilla

Ou se preferir, você pode tirar print diretamente. Basta com o programa aberto, clicar e arrastar para definir a área a ser capturada e logo que soltar o botão poderá salvar o print.

Os prints tirados no Grabilla podem ser salvos no computador em uma pasta criada pelo programa (opção Save) ou compartilhado em redes sociais (opção Upload).
Para fazer o download do programa acesse o link: download Grabilla.


Tirar Print no Smartphone Android

Método 1 - Tirar print no smartphone Android sem programa
A  maneira mais convencional, mas ainda assim desconhecida por muitos para tirar print no smartphone Android (Samsung Galaxy S3, S2, etc.) sem precisar de nenhum programa ou aplicativo, é manter pressionados o botão de ligar/desligar e o botão Home na teclado seu smart (disponível nos modelos Samsung). 
Uma animação na tela ocorrerá identificando que o print foi tirado. A imagem capturada fica guardada na galeria.

Em outros modelos pode variar. No Galaxy Nexus é ligar/desligar com o botão de diminuir o  volume. Há também outras variações como botão ligar/desligar com menu ou botão ligar/desligar com aumentar volume.

Método 2 - Utilizando um aplicativo  
Se nenhuma das combinações acima funcionar no seu smartphone então experimente baixar na  Play Store gratuitamente o aplicativo Captura  de Tela Fácil para Android. Ele é leve e muito simples de usar.
Como tirar print no computador ou smartphone Android


Você pode fazer a captura com o botão do aplicativo ou configurar para tirar print combinando o botão liga/desliga com botão de reduzir volume, utilizar skins e até configurar o destino da imagem capturada. Acesse o link Captura de Tela Fácil e faça o download.
Como tirar print no computador ou smartphone Android

E aqui está o link para download:

Como tirar print no computador ou smartphone Android download

E para você não perder nenhuma postagem aqui estão a Nº 1 e 2:

Especial dia da Informática 1: Como acelerar a internet o Windows 8
Especial dia da Informática 2: Como fazer cartão de visita no Word 2013, Corel Draw e Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...