Dica de segurança: Cuidado ao fazer alguns downloads


Fazer downloads é uma das principais atividades dos internautas de todo o mundo. E aí está um dos grandes motivos pelo qual tantas pessoas acabam deixando sem perceber que seus computadores sejam infectados por vírus. Portanto, deixo aqui uma dica na hora de baixar algum arquivo ou software:

Quando for baixar algo, primeiro verifique se o que você está baixando é realmente o arquivo que estava procurando. "Como assim?", você pergunta. A resposta é que muitos sites de downloads possuem links que supostamente são para baixar o arquivo desejado, porém eles direcionam você para outra página e nesta é feito um download de um arquivo ou software que praticamente em todos os casos acaba sendo malicioso para seu PC. Acompanhe os exemplo nas imagens abaixo:

Nesse caso foi feita uma busca pelo álbum de músicas do Djavan. Chegando nessa página de downloads, há um link chamado "Iniciar Download" que quando clicado exibe uma caixa de confirmação para baixar o que deveria ser o álbum. Porém há dois fatores que entregam o falso álbum: 1º - no final do nome do arquivo encontramos a verdadeira extensão que é ".exe" quando deveria ser ".zip" (as extensões .rar e .zip são as mais utilizadas para os álbuns de música). 2º - o tamanho do "álbum" é de apenas 15,0 KB, sendo que um arquivo de música possui no mínimo 1.000-2.000 KB (1 a 2 MB) e um álbum é composto por várias músicas. Então baixar ele nem pensar!
Dica de segurança: Cuidado ao fazer alguns downloads

Aqui a situação muda um pouco pois não mostra nome, ou extensão do arquivo; é utilizada a mesma estratégia de um link com o suposto arquivo procurado porém na próxima página há uma pequena janela com a opção "Click here to start downloading", sendo que o que será baixado é um programa que provavelmente você não está nem um pouco a fim de instalar em seu PC.
Dica de segurança: Cuidado ao fazer alguns downloads

Aqui está uma situação semelhante a primeira: arquivo com extensão ".exe" no final. Uma das extensões favoritas utilizadas por pessoas que compartilham na internet vírus e softwares maliciosos. E o tamanho do arquivo apenas 1,4MB sendo que nesse caso também seria um "álbum". Então sem chance de download ok!
Dica de segurança: Cuidado ao fazer alguns downloads

E olha só! mesmo no famoso 4shared você não está livre destas armadilhas, pois muitas vezes quando é feita uma busca de arquivos de música lá, alguns desses arquivos encontrados vem com a extensão .rar. A princípio poderíamos pensar que fosse o álbum completo porém é impossível visto que o tamanho do arquivo é muito pequeno para isso. Veja os itens destacado na imagem abaixo por exemplo:
Dica de segurança: Cuidado ao fazer alguns downloads

Foi feita uma busca da música "Vai e chora - Sorriso Maroto" e como resultado, o primeiro é realmente um arquivo .mp3, pois a extensão no final do nome do arquivo e o próprio ícone confirmam isso. No segundo item é um clipe da música ao vivo em formato .mp4 (extensão para arquivos de vídeo). Agora nos dois últimos, provavelmente são arquivos maliciosos no formato .rar, disfarçados de áudio .mp3. Vejam que a verdadeira extensão dos arquivos são .rar e não .mp3 como deveriam ser e o mesmo ocorre nos ícones deles. Além disso os arquivos são muito pequenos para serem álbuns completos. 

Portanto, ao buscar por arquivos de música no 4shared dê preferência aos com extensão .mp3 e se for com a extensão .rar para um álbum completo fique de olho no tamanho do arquivo. Sendo pequeno demais não baixe ou ao baixar faça uma varredura nele com seu antivírus.   


Com essas dicas seu computador ficará bem feliz estando protegido de vilões virtuais como Malwares, vírus e spyware. Agora que tal me dizer o que achou fazendo um comentário?

2 comentários:

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...