IFBA: I Ciclo de Palestras de Licenciatura em Computação


E aí pessoal tudo bem? Aqui estamos em mais uma postagem porém um pouco diferente. Vou compartilhar agora com vocês como foi o I Ciclo de Palestras de Licenciatura em Computação com o tema "Licenciatura em Computação - Perspectivas e Desafios". Evento ocorrido aqui em Valença-BA, ontem, 12/07/2013, cujo início foi às 18:30h no IFBA.


IFBA - I Ciclo de Palestras de Licenciatura em Computação
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O público alvo foram os alunos co curso de Licenciatura da Computação, professores e pesquisadores da área científica. De antemão digo aqui que estou muito contente por um evento de grande importância ter ocorrido na minha terra. Agora vamos às apresentações.

Quem foram os palestrantes?

IFBA: I Ciclo de Palestras de Licenciatura em Computação

Vânia Valente


Possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Especialização em Aplicações Pedagógicas dos Computadores (UCSAL), Especialização em Psicopedagogia Aplicada ao Desenvolvimento de Rec. Humanos (CEPOM) e graduação em Pedagogia (UFBA). 

Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação do professor, Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, Ambientes colaborativos de aprendizagem (Texto informado pelo autor)

Lynn Alves

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. 


Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, ensino online e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), dentre outros.

Filipe Penicheiro

Licenciado em Historia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal), concluiu posteriormente uma pós-graduação em Ciências Documentais e encontra-se atualmente em fase de elaboração da tese de doutoramento, cujo tema versa sobre a relação entre jogos digitais, educação e disciplinas históricas. 

E investigador do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e tem participado de forma regular no apoio ao ensino de tecnologias educativas na Faculdade de Letras e no estudo e desenvolvimento de jogos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.


Como foi o Ciclo de Palestras

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O Ciclo foi iniciado pelo credenciamento de todos os participantes. Cada credenciado, uma camiseta do evento, (muito bacana!) e materiais para fazer anotações durante a palestra. em seguida houve um momento musical para descontração de todos. Ao término do momento musical, a palestra teve início com a composição das mesas e por fim a apresentação dos temas.

A relação da educação e tecnologia no contexto pedagógico

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"Qual o papel da tecnologia na educação escolar?" Através dessa pergunta, a Vânia Valente levantou no primeiro ato da palestra, questões envolvendo educação e tecnologia; como elas se relacionam, as mudanças que estão ocorrendo suas vantagens, desvantagens, dificuldades e conflitos. 

Aliás conflitos foi um assunto bastante tocado, pois segundo ela, ainda há muitos profissionais que enfrentam grandes desafios para se adequarem as tecnologias, desenvolver técnicas para melhor utilizá-las e assim transmitir o conhecimento de forma satisfatória a ponto de o aluno poder se tornar um ser crítico, pensante não apenas em sala de aula mas também fora dela.

Para ela a tecnologia não pode ser vista apenas como um objeto instrumental, mas sim como um objeto criativo, ou seja, que possa incentivar o aluno a pensar, criticar e se desenvolver dentro do contexto globalizado influenciado pela tecnologia. E que dessa forma jamais a tecnologia seja considerada um substituto na educação.
Saiba mais sobre a Vânia acessando seu Currículo Lattes completo.

Jogos eletrônicos e a produção do conhecimento


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Esse foi o assunto abordado na 2ª palestra, ministrada por Lynn Alves e Felipe Penicheiro. Lynn deu início falando sobre como os jogos se relacionam com o ensino, que tipo de conhecimento pode ser produzido através deles, além de falar também sobre os projetos que ela participa (saiba mais acessando o site Comunidades Virtuais), na qual são desenvolvidos jogos voltados principalmente para a temática histórica. Alguns jogos bem conhecidos (Assassin's Creed e Dante's Inferno).

Segundo ela, cada vez mais pode ser aprendido muito com os jogos, pois o aluno de hoje que está constantemente conectado às presentes tecnologias, tem maior possibilidade de extrair de forma satisfatória o conteúdo educativo contido dentro do jogo; e como resultado o aprendizado é garantido.

E mesmo que o jogo possa inicialmente apresentar uma temática apenas com conteúdo repleto de aventuras, ação, lutas dentre outras, é possível extrair dele uma infinidade de conteúdo que pode ser utilizado no contexto educativo para produzir conhecimento.

O Felipe Penicheiro deu continuidade a palestra explicando o quanto é importante a inserção de jogos eletrônicos na aprendizagem dos alunos e no caso da História é uma combinação quase perfeita pois a história em si pode ser contada na medida em que o jogo vai sendo jogado, os personagens vão progredindo, novos lugares são visitados e assim por diante. 

Para ele isso pode ajudar a quebrar  aquela visão que a maioria cria de que quando se fala em História, vem na mente uma sala repleta de livros velhos e chatos. Metodologicamente falando, jogos eletrônicos podem ser ferramentas perfeitas para auxiliar no desenvolvimento das aulas de História e em sua compreensão. Saiba mais sobre o trabalho do Felipe acessando o perfil dele na página da Academia de

No intervalo entre as palestras e no final delas houve uma sessão de perguntas para os participantes tirarem suas dúvidas e também exporem suas opiniões. Foi uma produção de conhecimento bastante satisfatória. Todos os participantes receberão certificados de participação por Email.
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Após o Ciclo de Palestras houve sorteio de pen drives (eu não ganhei nenhum!), o momento de agradecimentos, procedido por um divertido Coffee Break.

Visão geral do Ciclo de Palestras

Como eu já citei, o evento foi bastante proveito e me deixou muito contente. é um incentivo muito grande saber que eventos assim estão sendo promovidos em Valença, sendo que a tecnologia cada vez mais faz parte do cotidiano das pessoas, pois através dela, muito se aprende, diversos problemas são resolvidos, atividades diversas do dia a dia podem ser executadas de forma mais eficaz e rápida além de outras vantagens.

No contexto pedagógico eu acredito que barreiras ainda existem para serem superadas pelos profissionais de educação no momento de transmitir as informações e compartilhar conhecimentos dentro da sala de aula e mas também por parte do aluno que mesmo diante de tantos aparatos tecnológicos ainda age de forma contrária ao que é esperado pelo educador. 

Apesar de que muitas vezes, o que acontece é que educadores que ainda não se adaptaram ao uso da tenologia em sala de aula a utilizam de forma falha, a ponto de esquecer a missão em sala de aula, fazendo assim com que o aluno não seja incentivado a questionar, criticar e o que era para ser uma aula com plena harmonia entre professor e aluno, acaba se tornando algo estático; vazio e improdutivo. 

Particularmente, acredito que tecnologia é uma das melhores ferramentas atualmente no auxílio do educador, porém, como toda ferramentas, se não for bem utilizada, nada se consegue com ela.

Sobre os jogos que são utilizados na produção de conhecimento, sou completamente a favor. Afinal, tudo depende de como ele vai ser utilizado. Muito se pode extrair dos jogos. Não apenas para ensinar história, mas também matemática, inglês (boa parte do inglês que eu aprendi foi jogando RPG's), dentre outras disciplinas que são essenciais para nossa progressão intelectual e pessoal. 

os tempos são outros. A imagem de um professor apenas falando em sala de aula sem dar direito de o aluno participar, expor suas ideias e desenvolver dentro da sala tem que acabar. 

Portanto, seja utilizando, computadores, tablets, jogos, internet, blogs, mídias sociais dentro tantas outras tecnologias presentes na Informática, o resultado com certeza será proveitoso para ambas as partes: educador e aluno. Tudo depende de como esses recursos são utilizados e como é feita a interação entre eles em sala de aula.

E você qual sua opinião a respeito do que foi abordado no ciclo de palestras? Comente! me deixe saber o que você pensa sobre assuntos tão importantes em nosso cotidiano!

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