Dia da Informática em Point das Dicas e lançamento do meu 1º ebook


Blog Point das Dicas comemora o dia da Informática, mas quem ganha o presente é você!


Hoje é dia da Informática você sabia? E claro que o Blog Point das Dicas não podia deixar um dia tão importante como esse de fora. Neste post especial, você vai saber a origem do dia da Informática, ver algumas curiosidades bem interessantes, saber o que se aprende atualmente nos cursos de Informática, voltados para diversos setores e baixar com exclusividade o meu primeiro e-book! Isso mesmo! para comemorar esse dia estou lançando um e-book que vai mostrar para você como você pode ganhar dinheiro com seu computador. 
Tenho certeza que depois que você ler esse e-book, você fará muito mais com seu computador do que faz atualmente. Mas antes, vamos ao dia da informática!
dia da informática - blog point das dicas


Qual o significado da palavra Informática?

Informática é a junção de dois termos: informação e automática. É a informação automática. A noção de que uma informação é manipulada automaticamente em um aparelho eletrônico. 


Qual a origem do dia da Informática?

O dia da Informática é comemorado para relembrar que foi no dia 15 de Agosto de 1946, quando surgiu o primeiro aparelho a receber o nome de computador. Seu nome era ENIAC - Electronic Numerical Integrator and Computer, ou se preferir, Computador Integrador Numérico Eletrônico. Desenvolvido para objetivos militares, com a finalidade de realizar cálculos balísticos, seu desenvolvimento teve início em 1943, mas começou a ser utilizado para realizar operações no final da segunda guerra.
Seu tamanho também se diferenciava muito dos atuais modelos de computados que vemos nos dias presentes. O ENIAC ocupava boa parte de um prédio e pesava incríveis 30 toneladas! Um desses no seu quarto nem pensar não é?
dia da informática - eniac
Clique na imagem para ampliar

A Informática através dos tempos 

Do dia da informática para cá, muita coisa mudou. Muita mesmo. Foram tantas as evoluções, surgimentos de novos aparelhos, dispositivos, gadgets que ocorreram nessas 5 gerações de computadores. Confira:

1ª geração - predominavam as válvulas eletrônicas. Grandes, lentas, caras e facilmente queimavam. Eram ligadas a fios e ligados manualmente. Cálculos em milissegundos eram realizados nessas máquinas. Cartões perfurados eram a única forma de gravar informações. Marcaram presença de 1940 até 1952. 

2ª geração - esteve presente de 1953 a 1964 e uma das novidades foi a diminuição do tamanho das máquinas. Transistores já marcavam presença aqui. Graças a diminuição, seu uso pode ser estendido a outras áreas além de militar (administrativa por exemplo).

3ª geração - os circuitos integrados foram o marco dessa geração. Processamentos simultâneos já eram possíveis para os computadores desta época e as operações de cálculos eram realizadas em bilionésimos de segundos. Durou de 1964 a 1971.

4ª geração - surgem os microprocessadores. Os computadores ficam ainda menores, além de surgir novas linguagens de alto nível, o nascimento da teleinformática e transmissão de dados através de uma rede de computadores. Essa geração foi de 1971 até 1981.

5ª geração - velocidade foi um dos grandes marcos dessa geração, na qual teve início em 1981. Velocidade de processamento altíssima, além de incrível interatividade. Chegou a vez dos computadores pessoais.

dia da informática - blog point das dicas

E pensar que já fiz parte de uma época em que celular só servia para fazer coisas como "alô, oi e tchau", disquete era o nosso pen drive, computador 486 era "o cara" (estou ficando velho...). Já hoje, fazer ligações em celulares e smartphones parecem que já não são mais as funções principais desses aparelhos; disquete virou peça de museu e o computador ganhou parentes bem modernos: notebooks, ultrabooks, tablets...
dia da informática - blog point das dicas

Como anda a Informática hoje?

A Informática evoluiu muito! Lembro ter lido uma vez (infelizmente não lembro em qual revista e o autor do artigo) que dos setores nos quais vêm sofrendo evoluções incrivelmente aceleradas nos últimos tempos, a Informática fica em primeiro lugar. Se o setor automobilístico por exemplo, tivesse evoluído tão rápido e em tão pouco tempo quanto a Informática, hoje teríamos carros atingindo insanos 100.000 Km/h!
Inicialmente, quando se ouvia falar de Informática, pensava-se apenas em computadores. Mas hoje a coisa é bem diferente. 
A informática está presente em vários aparelhos eletrônicos, além dos nossos queridos computadores desktops. Hoje a Informática também faz parte de celulares, televisores, rádios, microondas, refrigeradores e outros.


A era do toque: tudo ao alcance do seu dedo

Vejam esse vídeo:





No vídeo podemos ter uma boa ideia de como é fantástica a evolução tecnológica. Já faz um bom tempo que vi esse vídeo pela primeira vez, e mesmo hoje ainda me surpreendo ao vê-lo. É a prova de que muito está por vir; que a Informática ainda te muito para mostrar e que cada vez mais somos levados a um mundo em que interagimos mais e mais com a tecnologia. 
Recentemente por exemplo, vi uma reportagem dizendo que o mouse estaria com os dias contados, pois um novo dispositivo permite que você possa controlar tudo no computador, apenas movimentando as mãos, sem sequer, precisar encostar o dedo na tela. 

É preciso estar preparado para o que vem por aí. Já faz tempo que saber lidar com informática, seja nos estudos, no trabalho ou na vida pessoal, não é mais um fator de status. Passou a ser uma necessidade real.
Aliás, falando nisso, me diga sinceramente: você consegue se ver sem Informática, do jeito que as coisas estão hoje? 


dia da informática - blog point das dicas

O que ensinam nos cursos de informática hoje?

O ramo de estudos da Informática está em constante expansão. E enquanto a tecnologia continuar seu avanço, essa expansão não terá fim. Lá no começo, o que se aprendia em Informática, era como utilizar um computador, seus recursos básicos, noções de hardware, programação (esse era realmente para poucos), etc. Mas tudo com suas limitações e poucas alternativas. 

Com o tempo, novos softwares foram surgindo, modelos de computador, equipamentos avançados, 
sistemas operacionais, internet, e muitos outros; o que permitiu o surgimentos de muitas áreas novas de estudo de Informática. Vamos ver alguns dos cursos que são bem populares atualmente no setor de Informática:


Curso básico para iniciantes - é onde tudo começa. Nesse tipo de curso o aluno aprende IPD (Introdução ao processamento de dados), Sistema Operacional (geralmente o Windows), Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint, Access) e internet.

Manutenção de computadores - aqui o aluno vai conhecer o computador de forma mais detalhada: ele vai conhecer cada componente, o funcionamento e importância de cada um, saber como montar e desmontar, identificar e consertar defeitos, fazer limpeza nos componentes internos e externos, e formatar o computador.


Redes - o aluno vai entender a arquitetura das redes, o funcionamento dos equipamentos específicos encontrados em uma rede de computadores, montagem e manutenção de redes, configurar redes sem fio, segurança de rede.

Webdesign - curso voltado para o desenvolvimento de sites e páginas de internet em geral. Nele o aluno aprenderá desde a linguagem de programação para criação de sites. HTML, CSS, PHP são algumas bem conhecidas e também outros programas de criação de sites como o Dreamweaver.


Design Gráfico - o aprendizado nesse curso é voltado para desenvolvimento de trabalhos gráficos diversos como, propaganda, publicação, criação de logomarcas, anúncios, vinhetas de TV, layouts de sites, capas de revista, e muito mais. O aluno aprenderá conceitos relacionados a design, história da arte, comunicação visual, teoria das cores, entre outros. Programas como Photoshop, Corel Draw, QuarkXPress são alguns dos presentes nos cursos de Design Gráfico. 

Ciência da Computação - esse curso vai preparar o aluno para ele desenvolver softwares, sistemas e aplicações para diversos fins, além de fazer a instalação de sistemas e gerencias equipes de desenvolvimento de sistemas.


Engenharia da Computação - Curso voltado para o planejamento e desenvolvimento de sistemas softwares que funcionarão integrados a estruturas de hardware. Operar, gerenciar e fazer a manutenção desses sistemas também é a tarefa dos engenheiros da computação, criação de aparelhos diversos encontrados em setores como medicina, telefonia, ou até mesmo Informática, são conhecimentos obtidos nos cursos de Engenharia da Computação.


SI (Sistemas de Informação) - A ênfase são as organizações. O curso de Sistemas de Informação vai preparar o aluno para analisar, desenvolver e gerir sistemas de informação para empresas, identificar problemas de informação e desenvolver soluções para eles, através de recursos adequados de Informática. A atuação aqui vai desde desenvolvimento de softwares até gerenciamento de equipes de desenvolvimento.


TI (Tecnologia da Informação) - aqui está uma área que atualmente está entre as mais lucrativas. Pesquisas atuais afirmam que TI é um mercado que está carecendo de profissionais. Ele se assemelha bastante ao curso de SI, principalmente pela sua ênfase nas organizações. No curso o aluno vai aprender a projetar, implantar e gerenciar os processos de TI necessários para os processos de negócios. Definir políticas de gerenciamento de dados, analisar questões voltadas para políticas de TI na empresa. 
É de se perceber que SI e TI caminham juntas.


Além disso, há outros cursos de Informática voltados para temas bem específicos. Por exemplo, cursos de informática para concursos públicos, para professores universitários, etc.

E aqui está meu presente para você

Agora sim! Chegou o momento de você ganhar um presente que vai lhe ajudar a fazer dinheiro com uma ferramenta que já faz parte de sua vida: o computador! O E-book "15 dicas práticas para ganhar dinheiro com seu computador" vai te mostrar 15 dicas diversificadas de como você pode realizar trabalhos no seu computador e ganhar dinheiro com eles. 

Você vai poder ao mesmo tempo, aprender mais sobre Informática, gerar renda e conhecer um pouco de empreendedorismo.
Tenha certeza de que depois de lê-lo, você terá ideias de fazer outras coisas no seu computador além de acessar redes sociais, divertir-se com jogos ou fazer downloads. Para baixar o e-book ,e só dar um clique na imagem e pronto! Ele é todo seu. 

dia da informática - baixar e-book
Eu ficaria muito feliz se depois você pudesse deixar um comentário aqui ou uma mensagem no formulário de contato (fica lá em cima na barra de menus) dizendo o que achou do e-book. Esse feedback é super importante para mim. Estou contando com você tá bom?

Espero que tenha gostado dessa postagem especial sobre o Dia da Informática. Saiba que estou muito contente de poder compartilhar esse dia com você. Então feliz dia da Informática!



E já que estamos comemorando o dia da Informática, que tal você presentear seu computador desktop ou notebook com um belo tratamento que vai deixá-lo bem feliz?

7 comentários:

  1. Parabens suas dicas são otimas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, venho sempre acompanhando , e seu blog é maravilhoso
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Vanessa que maravilha! Obrigado a você pelo reconhecimento e se depender de mim o blog será cada vez melhor. Abraços!

      Excluir
  3. Carlos sou fã do jogo GTA, gostaria muito de baixar tentei algumas vezes porem anti vírus sempre bloqueava, você conhece algum site confiável, ou outra maneira de baixar ele

    Agradeçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Olha, encontrei esse link que testei pessoalmente em meu PC e não vi nenhum problema. Não sei qual versão do GTA você deseja, mas ainda assim deixo aqui para você. Espero que seja útil pra ti. Boa sorte e divirta-se!
      http://www.moddb.com/mods/gta-iv-san-andreas/downloads/gta-iv-san-andreas-beta-3-full-version (GTA IV: San Andreas BETA 3 "World Enhancement")

      Excluir
  4. Olá Carlos! Baixei pelo esse site que você recomendou, só que depois que eu coloco o idioma ai vem
    Copiar de: já vem preenchido
    Instalar de: já vem preenchido
    clico em avançar e diz "o GTA IV ou EFLC nao foi encontrado no diretorio selecionado"
    Vc tem noção do que pode ter acontecido e/ou que devo fazer

    Obrigadooooo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...