Como proteger documentos contra alterações no Word


Estou trazendo mais uma dica de segurança para o Microsoft Word na qual impedirá que outra pessoa além de você faça alterações no documento do Word sem sua autorização. Para isso vamos utilizar as Restrições de Formatação e Edição. Esse recurso é encontrado em Revisão -> Proteger Documento -> Restringir Formatação e Edição.
Restringir formatação para proteger o documento

Restringindo formatação


No painel que surgir à direita, você primeiro marca a caixinha com o comando "Limitar formatação a uma seleção de estilos", depois clica em Configurações...; fazendo isso surgirá uma janela à esquerda com uma enorme lista de formatações onde você poderá definir qual delas será restringida. Todas já vêm marcadas. Deixe como está e dê OK.
Lista com ações e formatações para restringir

Agora em Restrições de edição, marque o comando "Permitir apenas este tipo de edição no documento:" e logo a seguir clique em "Sim, Aplicar proteção". Será mostrada uma pequena janela para você criar uma senha para proteger as restrições; crie a senha, repita-a no campo de baixo e dê OK. 


Alterações bloqueadas


Ao fazer isso note que seu documento ficará com praticamente todas as ferramentas sem cor. Isso porque elas estarão impedidas de ser utilizadas. E enquanto assim estiver, nenhuma formatação ou outro tipo de alteração poderá ser feita no documento (nem mesmo apagar o texto será possível). 
Aplicando senha para proteger documentos

Para remover as restrições faça a sequência Revisão -> Proteger Documento -> Restringir Formatação e Edição e no painel que surgir clique em Parar Proteção. Por fim, digite a senha de restrição que você criou e clique em OK. Pronto! Restrições removidas.
Senha para proteger documentos

Se quiser proteger ainda mais seu arquivo do Word, Excel ou PowerPoint veja aqui como salvar um arquivo do Office com senha. Mas antes, que tal comentar sobre o que achou desta dica? Vai lá, é rapidinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...