Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive


Vamos aprender o que há de melhor no OneDrive? Preparei esse super tutorial, para você desfrutar o máximo dos recursos que esse serviço da Microsoft oferece. 

Então vamos a prática e aprender a carregar, compartilhar e editar seus arquivos no OneDrive!

Carregar arquivos no OneDrive

Na página inicial da sua conta do Hotmail (atual Outlook), clique no Link OneDrive;


Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Na janela a seguir, clique em Carregar;
Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Aqui clique no arquivo que deseja enviar para seu OneDrive e depois clique em Abrir. O procedimento é o mesmo para qualquer tipo de arquivo. Caso deseje carregar mais de um arquivo por vez, pressione a tecla Ctrl e clique nos outros arquivos que deseja carregar.

Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Aguarde o carregamento do(s) arquivo(s). Quando terminar, seu arquivo já estará armazenado no OneDrive para poder ser acessado de qualquer dispositivo com internet.

Para mover o arquivo para dentro de uma pasta, clique nele com o botão direito e depois escolha a opção Mover para;
Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Clique na pasta que deseja guardar o arquivo e depois clique em Mover.
Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Compartilhar arquivos ou pastas com seus contatos de email

Clique com o botão direito no arquivo ou pasta que deseja compartilhar e escolha a opção Compartilhar;
Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Nessa parte, primeiro você digitará o(s) endereço(s) de Email que deseja compartilhar os arquivos ou pastas, depois digite no campo maior uma mensagem que será enviada para seus contatos junto com o link de compartilhamento. Não é obrigatório digitar a mensagem. 

Note que abaixo do campo da mensagem, há um item que quando clicado, lhe dará duas opções para você decidir o que o seu contato poderá fazer com arquivo e se será preciso uma conta da Microsoft para ele acessá-lo. Depois só resta clicar em Compartilhar para enviar o link.

Atenção! Em alguns casos pode ocorrer de o Outlook pedir que você verifique sua conta antes de fazer o compartilhamento. Caso aconteça, clique no link "Preencha esta verificação de segurança", no final da mensagem mostrada na imagem;


Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Daí é facinho! Só digitar o código que é exibido e clicar em Continuar. Caso tenha dificuldades para entender os caracteres do código, clique em Novo até que um mais nítido surja, ou clique em Áudio para ouvir os caracteres do código. Após a verificação, é só voltar para página do OneDrive e clicar novamente em Compartilhar.

Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive

Compartilhe arquivos diretamente no seu Facebook

Na mesma janela de compartilhamento (onde tínhamos adicionado emails de contatos), clique em "Obter um link", depois no ícone do Facebook ao lado.

Depois de clicar no ícone surgirá uma janelinha para você fazer o login no seu Facebook. Após fazer, será mostrado o arquivo a ser compartilhado na sua linha do tempo. Confirme clicando em Compartilhar link e pronto!

Editar arquivos no OneDrive

O procedimento é o mesmo tanto para o Word, Excel ou PowerPoint. Nesse exemplo eu escolhi um arquivo do Excel. É bem simples; primeiro clique em um dos seus arquivos com o botão direito. Depois escolha a opção"Abrir no Excel Online". 
Como carregar, compartilhar e editar arquivos no OneDrive
Clique na imagem para ampliar

E aí está! Seu arquivo exibido no OneDrive com as principais ferramentas para você editar como desejar. Na hora de salvar, você poderá optar por salvar direto no seu OneDrive ou se preferir, salvar uma cópia do arquivo no computador.

Se você ainda não utilizava o OneDrive, depois dessa super dica, você terá muitas utilidades para ele. Experimente!

Ainda não tem uma conta Outlook? veja aqui como fazer a sua!

Se essas dicas foram úteis para você então também pode se interessar por:



10 comentários:

  1. Oi, Carlos. Um amigo compartilhou uma pasta comigo no onedrive e eu gostaria que esta pasta compartilhada por ele estivesse disponível na pasta que fica no meu desktop... Gostaria assim, que qualquer alteração feita em algum documento contido nessa pasta compartilhada seja automaticamente atualizada em todos os dispositivos? Você sabe se isso é possível?
    Obrigado pela atenção... Gostei muito do seu tutorial mas não atendeu a essa minha duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, tudo bem?

      Olha, pelo que entendi, do jeito que você deseja não creio que seja possível. Porque se você está utilizando a versão do Onedrive em seu Desktop, é necessário acessar a sua conta da Microsoft para sincronizar e atualizar conteúdos certo? Porém a pasta que você está se referindo é a de uma outra pessoa, ou seja mesmo estando em seu desktop, para sincronizar as alterações no conteúdo dela, seria necessário que a outra pessoa logasse na conta Microsoft dela.
      Agora se ambos tiverem acesso a uma única conta da Microsoft, creio que seja possível, pois pode ser adicionado mais de um computador na versão desktop do Onedrive.
      Espero que tenha esclarecido. E se ainda restar dúvidas, estarei por aqui ok?

      Excluir
  2. Oi, Carlos, você sabe me dizer com quantos usuários posso compartilhar um mesmo arquivo do onedrive: 1 -para edição, 2 - para leitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa boa tarde!

      Olha, não tenho certeza mas creio que não há limites para isso. E se houver deve ser um número muito grande, pois já trabalhei com grupos online no One Drive e nunca ouvi alguém me comentar sobre ter problemas com limites de compartilhamento.

      Mesmo na sessão de ajuda da Microsoft, sobre compartilhamento no One Drive não há informações sobre limites.

      Mas você está tendo problemas nessa questão ou apenas está buscando essa informação? Pois se tiver com problemas pode tentar em contato com a Microsoft.

      Excluir
    2. Obrigada, Carlos,
      Agora tenho outro problema: ao compartilhar no modo leitura com alguém, a pessoa consegue editar , ou seja, essa função não está funcionando... você tem notícia de algo assim ou sabe a solução para isso?

      Excluir
    3. Bom dia Rosa e sempre às ordens!

      De fato, esse tipo de problema está ocorrendo e embora o arquivo original permaneça intacto, é possível editar e salvar uma cópia do arquivo modificado na pasta do usuário que compartilhou o arquivo original.
      Nesse caso sugiro que dê uma olhada na página de ajuda do OneDrive ou tente entrar em contato diretamente com a equipe de suporte do OneDrive. Vou tentar fazer o mesmo e caso descubra algo deixo uma mensagem aqui ok? Boa sorte!

      Excluir
  3. Olá Carlos, com relação ao compartilhamento, várias pessoas podem trabalhar no mesmo arquivo de uma so vez?

    ResponderExcluir
  4. Isso é novo pra mim, minha professora me enviou um documento para meu email. Aparece: compartilhou do one drive com você, mas não consigo visualizar de jeito nenhum. Me ajudem??

    ResponderExcluir
  5. ola, estou com problema com excell do onedrive, ao colocar formula de porcentagem ele não funciona e qdo coloco a mesma formula no excell do google drive e no excell tradicional vai normal exemplo =0,085*c3
    abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...