Keyloggers: livre-se deles com o Teclado Virtual

Bem amigos, estou aqui em mais uma postagem sobre segurança. Uma dica rápida mas que pode livrar muita gente de ter informações pessoais (senhas, números de documentos, etc.) roubadas. Usando Teclado Virtual é possível impedir que um Keylogger capture informações sigilosas que são digitadas.

Mas o que é um Keylogger mesmo?


Teclado virtual - Livre-se dos KeyloggersE um software classificado como Spyware que tem como função fazer o registro de tudo o que é digitado, usado quase sempre por crackers e outros indivíduos de má índole para o roubo de senhas, cartão, documentos e assim por diante. Ao ser instalado no computador a vítima não tem conhecimento da existência do programa na máquina pois não é mostrado ícone ou pasta dele em lugar nenhum. Além disso os Keyloggers podem também enviar os dados roubados diretamente para o criminoso via E-mail.
A princípio esse tipo de programa não foi desenvolvido para esses fins. Algumas empresas por exemplo utilizavam ele para o monitoramento de funcionários, embora ele seja muito utilizado para objetivos ilegais.


Acessando o teclado virtual

Então para evitar que dados importantes sejam capturados pelo Keylogger, basta digitar as informações utilizando o teclado virtual, pois o Keylogger está programado para capturar o que for digitado apenas no teclado físico. 

Para acessar o teclado virtual do Windows vá em: Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Acessibilidade -> Teclado Virtual (ou se preferir digite osk na barra de pesquisar programas e arquivos e dê Enter). A sequência é a mesma para qualquer versão do Windows, mudando apenas a aparência do programa.
Acessando o Teclado virtual


Teclado Virtual do Windows 7
Teclado Virtual do Windows 7

Embora a digitação no Teclado Virtual seja bem mais lenta, existe a vantagem de proteger suas informações pessoais caso você esteja em um computador no qual não confie (é o caso das máquinas das Lan Houses, dos laboratórios de Informática da escola, casa dos "amigos" e nos piores casos até mesmo seu próprio PC dependendo de com quem você convive).

Alguns sites de serviços como bancos também possuem um Teclado Virtual próprio disponível justamente para proteger seus dados.

Com isso sua segurança diante do computador fica maior e suas atividades diárias bem mais seguras. Até o próximo post!

Enquanto isso, fique com mais essa dica de informática para o teclado:


Atalhos do teclado no Windows;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...