Como restaurar o sistema no Windows 7 passo a passo


O que acha de restaurar o sistema no Windows 7 para viajar no tempo? Bem, você não vai poder voltar a ser criança, mas pelo menos vai se livrar de alguns problemas causados principalmente por atualizações de softwares, drivers e programas instalados incorretamente no PC entre outros. 

Mas como a restauração é possível? 


Como restaurar o sistema no Windows 7Restaurando o PC a um ponto criado por você, fará com que ele volte ao estado que se encontrava naquele ponto. Por exemplo: digamos que você crie um ponto de restauração para o presente dia  05/03/2013, e dois dias depois você instale um novo programa no computador. E esse programa fez  modificações no seu sistema que você não gostou. Então usando a Restauração do Sistema você poderá escolher o ponto de restauração que criou (05/03/2013) e fazer com que seu computador volte a ser como há dois dias antes! Legal não é? Então vamos ao que interessa!


1ª PARTE: CRIANDO UM PONTO DE RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 7


No Menu Iniciar clique com o botão direito em Computador e vá em Propriedades;

Como restaurar o sistema no Windows 7



Nas Propriedades localize e clique na opção Proteção do Sistema na parte esquerda superior;

Como restaurar o sistema no Windows 7


 Nas Propriedades do Sistema clique no botão Criar...;
Como restaurar o sistema no Windows 7

Digite um nome para o no ponto de restauração para facilitar a identificação e clique em Criar;
Como restaurar o sistema no Windows 7

E já temos um novo Ponto de Restauração;
Como restaurar o sistema no Windows 7

2ª PARTE: RESTAURAR O SISTEMA AO PONTO QUE FOI CRIADO

Primeiro faça a sequência: Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Restauração do Sistema;
Como restaurar o sistema no Windows 7

E na janela de Restauração do Sistema você terá duas opções: na primeira o Windows fará uma restauração a um poto sugerido por ele e na segunda você poderá ir para a janela mostrando os Pontos de Restauração existentes (incluindo o que criamos). Escolha a segunda opção e clique em Avançar;
Como restaurar o sistema no Windows 7

Observe que aqui são mostrados os Pontos de Restauração existentes com suas respectivas datas e veja que o ponto que criamos na primeira parte do tutorial está lá também. Eu escolhi o próprio justamente para que não ocorram alterações significativas no meu sistema.

Depois de escolher o ponto clique em Avançar ou se preferir, antes disso clique em Procurar programas afetados e...  

Como restaurar o sistema no Windows 7

...O Windows irá localizar e exibir os programas ou outros itens que serão afetados na restauração. Nesse exemplo praticamente nada será afetado como mostra a imagem. Isso porque o Ponto de Restauração escolhido foi para a data do mesmo dia em que ele foi criado. 

Depois de verificar, clique em Fechar e Avançar ali na outra janela para ir para a última parte;

Como restaurar o sistema no Windows 7


Aqui é só clicar em Concluir e deixar o resto com o Windows. Ele dará início as etapas de restauração;

Como restaurar o sistema no Windows 7



Após a reinicialização surgirá na Área de Trabalho a notificação de que o sistema foi restaurado. Veja:

Como restaurar o sistema no Windows 7


Muito bem! Agora você conhece mais uma alternativa para resolver certos problemas que vez ou outra surgem no PC fazendo com que o mesmo apresente erros, mal funcionamento ou perda de desempenho. Até a próxima dica!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Estava fazendo a administração dos comentários do blog e removendo os do tipo spam. Sem querer acabei removendo o seu. Peço desculpas, mas, se me lembro bem você depois de falar dessa dica perguntou se é possível enviar programas para o pen drive e eles continuarem funcionando? Se for isso, para alguns programas é possível sim. Você envia todo o conteúdo do programa (normalmente a pasta dele fica em C:/Arquivos de programas). Aí ele pode ser executado diretamente do pen drive ou passando ele para outro computador.
      Mas há programas que ao serem movidos de local, apresentam algum tipo de erro e não abrem, ou abrem mas não funcionam corretamente.
      O interessante é ter o instalador do programa mesmo.

      Espero ter ajudado, agradeço a participação e mais uma vez, peço desculpas :)
      Qualquer outra dúvida, pode deixar um comentário ou enviar um email no menu de contatos tá bom? Tenha certeza de que desta vez, não será apagado.
      Forte abraço!

      Excluir
  2. Não se preocupe, isso acontece com todos, foi isso msm.. agradeço pela atenção, fico muito feliz por você ter tirado essa minha duvida, tá tudo entendido.. E como falei fica tranquilo quanto a ter apagado, normal! obrigado mais uma vez por tudo, vc é 10!!! Até mais

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...