Citação é uma maneira de mostrar credibilidade nas suas ideias, forma de pensar ou afirmações; nela será citado um autor respeitado e que é referência no assunto cujas ideias você está defendendo no trabalho acadêmico.
Uma citação pode ser classificada como:
Direta: é quando as ideias do autor são completamente transcritas de forma idêntica à original. Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas.
De acordo com Tzu (1997, p. 06)"os que ganham todas as batalhas não são realmente profissionais; os que conseguem que se rendam impotentes os exércitos alheios sem lutar, são os melhores mestres do Arte da Guerra."
Para mais de três linhas (citação direta longa), ficam sem aspas, 4 cm de recuo da margem esquerda e fonte 10.
Indireta: Nesse caso as ideias contidas nas considerações do autor são transcritas porém de uma forma livre, sem a obrigatoriedade de transcrever o conteúdo original, porém, as ideias neles contidas devem estar claramente presentes. Aqui também não há a necessidade de destaque em itálico, aspas ou parágrafo simples, porém devem ser citados a fonte, o nome do autor e a data de publicação.
Segundo Sun Tzu (filósofo, general e estrategista chinês), os exércitos considerados verdadeiros mestres da arte de guerrear, não são aqueles considerados profissionais que ganham todas as batalhas, mas sim os que têm a habilidade de deixar o exército rival rendido e incapacitado de combater. (Tzu, 1997 p. 06)
Citação de outra citação (pode ser direta ou indireta): como o termo sugere, nesse caso um texto é transcrito direta ou indiretamente sem que houvesse acesso ao original dele. A expressão "apud" deve ser colocada na indicação da fonte. Caso haja erros no texto original, os mesmos devem ser transcritos da forma que estão e após o erro adicionar a expressão "sic" entre parênteses. Se houver palavras itálicas no texto original estas devem ficar entre apóstrofos.
Ponce (1982 apud SILVA, 1994, p. 25), declara que instrução, no sentido moderno do
termo, quase não existia entre os espartanos.
Ponce (1982 apud SILVA, 1994, p. 25), declara que instrução, no sentido moderno do
termo, quase não existia entre os espartanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!
Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)