A função das notas de rodapé é de fazer uma indicação paralela de um texto, destacando partes importantes dos textos fazendo referência a eles. São inseridas dentro da margem inferior separadas do texto por uma linha de 5 cm com espaço simples. As notas de rodapé podem ser explicativas ou de referências. Vamos ver como inserir cada uma no Word 2010.
Notas de rodapé explicativas
Servem para explicar o significado de algo, fazer um comentário ou traduzir um termo técnico ou científico.
Nesse exemplo será criada uma nota de rodapé para explicar os significado do termo Hardware. Veja que é preciso clicar após o termo e em seguida ir na aba Referências depois em Inserir Nota de Rodapé.
Clicando na ferramenta o cursor irá imediatamente para o fim da página (rodapé), ficando abaixo da linha e após o número de referência, para que seja digitado o texto explicativo no tamanho 10 com espaçamento Simples.
Notas de rodapé de referência
Estas vão indicar as fontes utilizadas em uma citação, oi ainda podem indicar a outras partes do trabalho em que tenha sido tratado o mesmo assunto. O procedimento para adicionar nota de referência é o mesmo utilizado na explicativa.
No texto
E lá no rodapé fica assim:
Fácil não é? Recomendo que leia também essa dica: Citação no trabalho acadêmico.
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