Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Como fazer uma planilha de cálculos no Excel 

 

 

 

 

PLANILHA NO EXCEL, FÓRMULAS, CÁLCULOS. COMECE A FICAR POR DENTRO DESSE PROGRAMA QUE PODE FACILITAR E MUITO SUAS ATIVIDADES NA INFORMÁTICA 


Veremos nesta dica, o que é uma planilha no Excel além de mostrar como fazer planilhas de cálculos. Sendo esta a primeira postagem sobre o programa, preparei um esquema básico para quem ainda não conhece muito do Excel e possui dificuldades de lidar com ele. Neste tutorial você poderá tirar suas dúvidas a respeito de conceitos básicos de produção de planilhas, fórmulas e cálculos.
Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Planilha no Excel


Simplesmente é uma tabela onde são produzidas as folhas de cálculos, criam-se gráficos, tabelas dinâmicas e outros. Assim como uma tabela, as planilhas são formadas por células (pequenos retângulos) e essas por sua vez nascem do cruzamento das linhas com as colunas. 
Note que as letras representam as colunas e as linhas são representadas por números, e é por meio destes dois que você pode identificar os "nomes" das células. 

Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Por exemplo, a primeira célula de uma planilha é a A1, justamente por ela se localizar na coluna A e na linha 1. Simples não? Mas essa informação vai ser fundamental para a realização dos cálculos, pois quando for calcular utilizaremos as células onde se encontram os valores e não eles próprios. Para quem não tem experiência com o programa pode parecer complicadinho, mas vou mostrar que não é. Veja:

Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Utilizando uma planilha no Excel para fazer cálculos

A planilha acima será nosso ponto de partida para começarmos nossos primeiros cálculos. Iremos realizar as quatro operações básicas sendo que o resultado para cada uma ficará na coluna D

Antes de prosseguir veja os sinais utilizados nas operações da planilha no Excel:

  • Adição: +
  • Multiplicação: *
  • Subtração: -
  • Divisão: /
Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Veja que ali na célula D1 está a sequência "=B1+C1". Isso é chamado de fórmula, que são as expressões utilizadas  para os cálculos feitos no Excel. É importantíssimo iniciar as fórmulas com o sinal de "=" pois toda a expressão iniciada por esse símbolo fará com que o Excel execute o cálculo. Sendo assim, os valores somados na expressão são 2+2. Dando continuidade nas linhas seguintes teremos: =B2*C2 em Multiplicação; =B3-C3 em Subtração; =B4/C4 em Divisão;
Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Após digitar uma fórmula aperte Enter para ver o resultado e ir para a próxima linha. Se quiser saber qual a fórmula que foi usada para determinado resultado, clique nele e observe na Barra de fórmulas localizada logo acima do início da planilha:
Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Cálculos na planilha Excel de média aritmética


Vamos a um outro exemplo? Desta vez calcularemos uma situação real onde será obtida a média final de alguns alunos. 
Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

O cálculo é baseado na boa e velha média aritmética simples sendo este caso com quatro notas (some as quatro notas e divida por 4). Executando este tipo de cálculo no Excel a fórmula ficará da seguinte maneira:
Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Explicando mais detalhadamente a fórmula, dentro do parêntese estão sendo somadas as quatro notas do aluno Coringa: 6,7 (B4); 8,2 (C4); 6 (D4) e 7 (E4)
O parêntese fará com que o Excel dê preferência para calcular primeiro o que está dentro dele e o resultado deste será calculado com o que restou fora do parêntese (a divisão).Vejam todas as médias:
Como fazer uma planilha de cálculos no Excel

Viu como é fácil fazer cálculos em uma planilha no Excel?


Bem, por enquanto é isso. Vou encerrar esse tutorial por aqui e sugiro que pratiquem com o que foi visto. Assim rapidamente se adaptarão ao básico. E na próxima dica de Excel falarei sobre cálculo de porcentagem. Muito importante! Fiquem ligadinhos tá? E não esqueçam de comentar à vontade!

Calcular porcentagem em uma planilha no Excel, sempre foi dúvida para muitos. Você também tem essa dúvida? Então acesse o link e veja como como calcular porcentagem no Excel de três maneiras diferentes.

4 comentários:

  1. Muito bem explicado, num ótimo resumo. Obrigado pela ajuda, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo tutorial,Obrigada pela explicação.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BEM EXPLICADO.
    ENTENDI, APLIQUEI E APRENDI.
    MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado. Você explicou muito bem! me ajudou muito.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...