Como fazer um currículo profissional no Microsoft Word 2010

Esta dica é para quem está com dúvidas de como fazer um currículo profissional
Vou mostrar para vocês como fazer um currículo passo a passo no Microsoft Office Word 2010, além de dicas de formatações, conteúdo, e o que colocar e não colocar para assim aumentar suas chances de conseguir a tão desejada vaga de emprego.

Como fazer um currículo no Word 2010

É necessário colocar "Curriculum Vitae" (Currículo Vital) no título?

Não. Pense bem: você vai entregar um documento para uma empresa e o profissional responsável que vai recebê-lo sabe muito bem do que se trata. Além disso, atualmente deve-se dar importância as informações realmente relevantes em um currículo. Nada de acrescentar textos desnecessários para "encher linguiça". Portanto, coloque seu nome completo como título para destacar.

O que colocar nos dados pessoais do currículo?

Outro tópico que deve ser bem resumido. Esqueça documentação ou coisas do tipo. O importante aqui é a empresa saber quem é você, onde você mora e como entrar em contato com você. 
Aliás falando em contato, evite na parte do email, colocar um endereço como vidalokabarrildobrado@provedor.com.br. 
Prefira criar um endereço de email profissional para esse caso. Ex.: empresarialnews@provedor.com.br ou profissionaladm@provedor.com.br. 
Em relação a documentação, coloque somente se a empresa requisitar esta informação.

Objetivo

Se você está mandando um currículo para para uma empresa tendo um cargo em mente então mostre no objetivo que você pretende atuar naquele cargo. Caso esteja enviando currículos para empresas com oportunidades de cargos diferentes, então seja específico no objetivo de cada currículo.


Qualificações

Destaque suas principais qualificações profissionais que obteve em suas experiências de trabalho. É importante destacar as qualificações voltadas para o cargo que você pretende atuar na empresa.
É interessante por os cursos que você realizou focando nos que tenham a ver com o cargo desejado na empresa.
No caso de cursos de idiomas lembre do seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são bem vindas em currículos. 

Formação

Aqui você segue a seguinte sequência:

  • Curso;
  • Nome da instituição de ensino;
  • Ano de conclusão do curso. Ou se preferir o ano de início e término.

Se você já tem duas graduações dê preferência de colocar aquela que mais se adeque ao cargo desejado. Caso as duas se enquadrem no cargo, coloque ambas sendo que em primeiro, a que concluiu recentemente.
Se além de atuar como aluno na instituição, participou de atividades extras, possuiu outras responsabilidades na sua turma, então coloque. São informações que podem ser úteis para a empresa.


Experiência profissional

Nesse tópico você coloca o nome da empresa, o tempo que atuou lá e quais atividades desenvolvia. Caso seja necessário colocar mais de uma experiência, prefira colocar na ordem a partir do último emprego em diante. Se você realizou outras atividades significativas que contribuíram para o desenvolvimento da empresa, também é interessante colocar. Seja bem conciso nessa parte.


Mais dicas de como fazer um currículo profissional:



Gramática: Importantíssima! De nada vai adiantar fazer um currículo cheio de experiências e habilidades se no final você nem se quer domina bem a língua portuguesa. Portanto tenha cuidado com cada palavra, verifique se existem erros de acentuação, concordância, etc. O Microsoft Word pode lhe ajudar nisso com o verificador ortográfico.

Seja objetivo: Evite "rodeios" e procure sempre deixar em evidência o seu perfil, as habilidades e experiências profissionais 

Se atualize: Mantenha sempre seu currículo atualizado; seja na questão de novos cursos, experiências ou informações pessoais. E busque sempre se atualizar em sua área profissional. Isso também conta muito.

Sua foto: A foto é necessário apenas se for requisitada pela empresa. Já não é mais uma obrigação. Cuidado com o marketing pessoal! Escolha uma foto que seja de acordo com seu perfil profissional e que combine com o perfil da empresa.

Estética: Nada de textos coloridos, misturar diversas fontes, tamanhos exagerados ou pequenos demais. Figuras, marcadores coloridos, ou frases que não condizem com a proposta também são dispensáveis.


Ok, agora como eu organizo isso no Microsoft Word 2010?



As formatações a serem feitas no Word 2010 são simples. Para o título (seu nome) deixe com tamanho 14 (para fonte Verdana) ou 16 (para Arial ou Times New Roman) e negrito.
O título de cada tópico fica em negrito e com tamanho 12;
As informações dos tópicos também tamanho 12;
Pode ser interessante adicionar marcadores caso faça alguma lista (de cursos ou experiências). É opcional, contudo evite de utilizar marcadores exagerados, coloridos ou fora de contexto.
Todo conteúdo fica alinhado à esquerda. O título pode ser à esquerda ou centralizado.
Adicionar uma borda inferior no título pode fazer uma boa diferença, esteticamente falando. Para isso basta selecionar todo o título, clicar na seta ao lado da ferramenta borda e escolher "Borda inferior".

Para todo o texto do currículo sugiro as  fontes Arial, Times New Roman ou Verdana.


Como fazer um currículo profissional no Word utilizando os modelos de documento


Se preferir você pode utilizar um dos modelos do Microsoft Word 2010 (também disponível em outras versões) para fazer um currículo. Ao invés de iniciar um do zero. pois como o modelo já vem pronto, basta preenchê-lo e fazer as modificações adequadas.
Para encontrar os modelos do Word faça o seguinte:
No programa aberto, clique na aba Arquivo, depois na opção Novo;

Depois, na parte de modelos de documentos, clique em currículo. Obs.: alguns modelos de currículo estão disponíveis offline (em Modelos de exemplo), enquanto os outros apenas se você estiver conectado a internet.
Para encontrar os currículos online, digite a palavra "currículo" no campo de pesquisa ao lado de Office.com e dê Enter.

Agora que você já sabe duas maneiras de como fazer um currículo no Word, vou me despedindo e deixo aqui para você baixar, um modelo simples de currículo para Word 2010. É só clicar no botão "Download".

Download versão 2010
download currículo no Word 2010
Download versões anteriores
download currículo no Word 2010
Já vimos como fazer um currículo profissional então que tal ver como fazer um cartão de visita no Microsoft Word 2010? utilizando os modelos, você praticamente não terá trabalho nenhum!

7 comentários:

  1. Amigo muito boa sua matéria mais infelizmente os links para download dos modelos estão off.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Halls! E nossa que falha minha hein? Mas olha, já resolvi o problema. Pode baixar a vontade!

      Forte abraço!

      Excluir

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...