Imagine aquela situação em que "sem querer querendo" você exclui um arquivo super importante do seu HD, Pen drive ou cartão de memória, etc. Ou quando o mesmo é excluído por um vírus e numa situação mais azarada ainda alguém apagou aquele arquivo "sem querer querendo". Aí você pensa: "Ferrou!"; "É o fim!"; "Vou ter que fazer tudo de novo!"... Pois eu lhe digo. Talvez nem precise passar por isso.
"Excluir" um arquivo do HD ou de um disco removível não significa que ele realmente foi excluído permanentemente. A informação de que ele existe ainda está lá; não vou entrar em detalhes sobre a lógica por trás disso mas é certo que ele está lá (as vezes em perfeito estado e outras vezes em estado irrecuperável) e só será realmente perdido com o tempo na medida em que outros arquivos forem salvos, novos programas instalados no dispositivo e alterações no mesmo sejam feitas (como formatações por exemplo).
E COMO FAZ PARA RECUPERAR OS ARQUIVOS?
O programa Recuva é a solução. Com ele é possível recuperar arquivos (músicas, documentos, imagens, etc.) excluídos de algum dispositivo como HD, HD externo ou pendrives. Claro que há casos em que não será possível fazer a recuperação pois muitos arquivos podem já estar estado irrecuperável, mas ainda assim esse programa é uma ótima pedida.
Já salvei a pele de muita gente (inclusive a minha) que por ventura perderam algum arquivo importante. Então chega de papo e vamos começar a empreitada!
Ao abrir o Recuva, surgira a janela do assistente. Simplesmente clique em Avançar;
Aqui você precisa definir que tipo de arquivo deseja recuperar. É possível escolher apenas um por vez. Para este tutorial escolhi arquivos do tipo Música;
Agora é preciso selecionar o local onde o programa fará a busca por arquivos deletados. Nesse exemplo, selecionei meu Pen drive na qual já tinham sido deletadas várias músicas. Para localizar o Pen drive ou outro local específico, primeiro clique em "Em um local específico", depois em Navegar... Na pequena janela que surgir, procure o local que deseja fazer a restauração, clique nele e dê OK. Por último clique em Avançar;
Aqui será definida que tipo de verificação o programa fará. Normal ou Profunda. Como os nomes sugerem, a normal é mais rápida porém com menores chances de recuperação. É mais útil nos casos em que poucos arquivos com tamanhos razoáveis serão recuperado e as exclusões dos mesmos tendo sido recentes.
Na profunda, o Recuva levará mais tempo fazendo a busca. E quanto maior for o espaço do dispositivo, maior ainda será o tempo de verificação. Para se ter uma ideia, em um Pen drive de 2 GB mesmo na verificação profunda o tempo leva em média 5 minutos. Já em um HD de 320 GB pode levar horas. Definido o nível de recuperação, clique em Iniciar;
Terminando a verificação uma janela como esta será exibida. Vários arquivos foram encontrados. Nesta imagem está sendo mostrada apenas uma parte da lista que é enorme. Não vale a pena selecionar os arquivos indicados em vermelho pois como a descrição mostra eles são irrecuperáveis;
Marque apenas os verdes clicando na caixinha de seleção à esquerda de cada um e depois clique em Recuperar.
Uma pequena janela surgirá para você escolher em que pasta serão enviados os arquivos recuperados. Dica: evite restaurar os arquivos para o mesmo local de onde eles foram recuperados; por exemplo, aqui estão sendo recuperados arquivos do Pen drive então os mesmos não podem ser restaurados para o Pen drive.
Escolha um local diferente. Definindo o local, dê OK e aguarde a restauração. Quando acabar a restauração vá na pasta e os arquivos estarão lá. Alguns terão o nome original modificado mas nada que atrapalhe.
Escolha um local diferente. Definindo o local, dê OK e aguarde a restauração. Quando acabar a restauração vá na pasta e os arquivos estarão lá. Alguns terão o nome original modificado mas nada que atrapalhe.
O Recuva é uma ferramenta quando não houver outra solução para recuperar arquivos importantes, porém os cuidados com seus arquivos é que vão garantir que você não precise usar este programa.
Guardá-los em locais seguros, ter um bom antivírus e fazer backup regularmente são práticas saudáveis que protegerão seus arquivos. E eles agradecem!
gostei muito, aconteceu um caso parecido comigo, excluir um video do pen drive e ai pergunto se tem como recuperar, pq o pen drine nao é meu, e nao tenho ele em mao
ResponderExcluirOlha, você precisa conectar o pen drive em um computador desktop ou notebook, que tenha o programa para tentar recuperar o vídeo. Se o pen drive não está com você, você pode orientar a pessoa que estiver com ele para usar o programa no pen drive e tentar a recuperação. Obrigado pela participação e espero que possa recuperar o vídeo!
ExcluirForte abraço
muito obrigadoooooo, vou fazer isso msm, vlww
ResponderExcluirtudo de bom pra te
Ótimo. Qualquer dúvida, fique sempre a vontade para perguntar!
ExcluirOI, estou tentando recuperar, porem quando aparece quando aparece o local de escolha, diz que não pode ser usada. O que posso fazer pra conseguir recuperar meus arquivos?
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBaixei o programa no computador, so que o programa nao conseguiu achar o celular que estava conectado ao computador. Consigo abrir os arquivos no computador, mas o programa noa localizou. Como fazer?
Obrogado.