5 Serviços online grátis que podem facilitar seu dia a dia

Muita gente não sabe, mas na internet existem serviços grátis que podem ajudar muito na hora em que as tarefas do dia a dia começam a acumular. E nessa dica vou mostrar pra vocês como usar alguns desses serviços que são: segunda via de conta d'água, energia, telefone, consulta da situação do veículo e antecedentes criminais.

Segunda via de conta de água

Para esse serviço, você terá que acessar o site da entidade responsável pelas contas d'água da sua região. No meu caso (Valença-BA) acessei o site do SAAE de Valença: http://www.saaevalenca.com.br/. Lá, procure o link Segunda Via

segunda via de conta de água - saae valença-ba

Clicando nele você irá para a tela de Identificação de Consumidor. Digite no primeiro campo o número da matrícula que se encontra na conta:
segunda via de conta de água - saae valença-ba

Depois de digitar o número e o código, clique em Entrar. Na próxima tela escolha o primeiro ícone (2ª via da fatura). Você verá a segunda via online para poder imprimir. Detalhe: outros ícones também podem ser bem úteis. O segundo, por exemplo você pode conferir outras faturas pendentes.
segunda via de conta de água - saae valença-ba

Segunda via de conta de energia

Não tem muita diferença em relação a conta de água. No site da Coelba (http://servicos.coelba.com.br/), procure o link "Segunda via de Conta". Clique nele e na próxima tela digite a Conta do Contrato (esse número você encontra tanto na frente quanto no verso da sua conta).
segunda via de conta de energia - coelba valença-ba
Aqui também será possível imprimir uma nova cópia ao visualizar a conta no site.

Segunda via de conta de telefone 

Para tirar a 2ª via da conta de telefone para as operadoras Vivo, Oi, TIM ou Claro será necessário que você acesse sua conta no site de uma delas. Por exemplo, na página inicial do site da Vivo, Localize o link "2ª via da conta". 
segunda via de conta de telefone vivo

Clique nele e você irá para a tela de acesso a sua conta. Se você já é cadastrado então acesse sua conta. Caso não, precisará fazer um cadastro.
segunda via de conta de telefone vivo
Ao acessar sua conta você terá acesso a segunda via, além de poder conferir outros serviços.
Na página inicial do site da Oi, encontre a sessão "Minha Oi" (à direita) e clique em "Acesse agora". Acesse sua conta ou faça o cadastro primeiro se ainda não tem. Ao acessar você verá a lista de serviços. Procure 2ª via de conta.
No site da TIM e Claro o procedimento é o mesmo só alterando alguns detalhes. 

Na página inicial da TIM, vá no menu Planos, em seguida sessão Atendimento depois em 2ª Via de Conta

Na página da Claro vá no menu Atendimento, Internet depois em 2ª Via de Conta.


Consulta da situação do seu veículo

Aqui você vai acessar o site do DETRAN referente ao seu estado. No meu caso DETRAN-BA o endereço é: http://www.detran.ba.gov.br/. Se você for de São Paulo é só trocar o "ba" por "sp" no endereço e assim por diante. Na página inicial do site na parte de Consultas Online, acesse o link Situação do Veículo.
consulta situação do veículo - detran - bahia
Na janela seguinte, informe o número do RENAVAM ou CHASSI. Abaixo o código de verificação e clique em pesquisar.
consulta situação do veículo - detran - bahia
Clique na imagem para ampliar
Logo em seguida você terá um relatório sobre a situação do seu veículo. Desde informações cadastrais até os débitos de ipva, licenciamento e infrações.

Consulta de antecedentes criminais

Para emissão de antecedentes criminais acesse o link Emissão de Certificado - Antecedentes Criminais. Preencha os dados de acordo (exatamente como está no seu RG e não use acentos), depois clique em Pesquisar
emissão de certificado de antecedentes criminais
Clique na imagem para ampliar

Na próxima tela, confira os dados. Por último é só localizar a ferramenta de impressão, configure a impressão e pronto.

Agora quando você perder uma conta de água, luz, telefone, quiser saber a situação do seu veículo ou do documento de antecedentes criminais para algum processo, experimente a internet! Afinal, na correria do dia a dia quanto mais tempo ganharmos melhor não é?

Outras dicas de Informática:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...