Como aprender inglês de graça no curso Duolingo



No ano passado postei uma dica sobre 6 cursos de inglês online grátis excelentes. E fuçando a internet de uns dias pra cá, achei mais um curso de idiomas que vale (e muito) a pena compartilhar com vocês: o Duolingo.

No Duolingo é possível aprender inglês, francês, italiano, espanhol entre outros idiomas.
Duolingo - curso online grátis de inglês

Confira agora nessa postagem como usar o Duolingo, saiba como aprender inglês se divertindo e como acessar o Duolingo em seu Smarphone Android! Então vamos lá?

Criando uma conta no Duolingo

Acesse a página inicial do Duolingo. Nela você escolherá criar sua conta pelo seu Facebook ou endereço de email. Eu optei por usar o email. Note que além de suas informações você também escolher o idioma que deseja aprender.
Duolingo - curso online grátis de inglês

Primeiros passos

Depois de criar a conta, você fará um rápido tour. Nele tem algumas dicas de como usar o curso e uma rápida prática (você terá que digitar uma frase em inglês, mas é facinho). O último passo é opcional, onde você poderá localizar seus amigos do Facebook para participar com você. 

Na próxima tela você terá um aviso de que ganhou dez pontos. Uma das coisas legais desse curso é que você pode compartilhar no Facebook ou Twitter suas atividades desenvolvidas, conquistas e progresso.

Começando o curso de inglês 

No painel principal do curso você terá os menus, informações sobre seu progresso, pontuação entre outras coisas. Nesta etapa inicial você poderá iniciar no Básico 1 ou fazer um nivelamento. 

Eu sugiro o nivelamento pois além de ser uma excelente prática, você poderá ganhar muitos pontos e de cara adicionar novas palavras ao seu vocabulário. 

Além disso, dependendo de seu conhecimento de inglês poderá ser dispensado das unidades que não serão necessárias para você.
Duolingo - curso online grátis de inglês

Aprender inglês de graça e jogando é bem mais divertido

A dinâmica do curso de inglês Duolingo se assemelha e muito a um jogo. Veja essas características:

  • Você pode acumular pontos;
  • As unidades são como níveis que você vai avançando a medida que as completa;
  • Os contadores possuem símbolos iguais aos que agente vê em jogos;
  • O curso possui uma moeda virtual chamada Lingot que você pode ganhar de 5 formas diferentes. Ela serve para "comprar" várias coisas como unidades bônus ou práticas especiais;
  • É possível convidar amigos para competir no curso com você;
  • E cada lição você tem uma barrinha de erros representada por corações. Se esta chegar a zero então você perde a lição tendo que repeti-la.

Como as lições do Duolingo funcionam?

As lições são bem interativas. Cada uma tem uma quantidade de exercícios para cada assunto. Nas lições você aprenderá traduzindo textos de inglês para português ou vice e versa, escutar frases e repeti-las em inglês ou traduzi-las. 

Ou então usar o microfone pronunciar frases em inglês. As vezes é bastante desafiador. Nota: toda vez que tiver uma tarefa com o microfone habilite a permissão do Duolingo para usar o microfone:
Duolingo - curso online grátis de inglês
Durante as lições, o curso possui orientações interessantes. na hora dos erros por exemplo, ele mostra as correções, ou outras formas de responder a mesma questão.

Várias formas de interação

Você pode interagir com outras pessoas no curso de várias maneiras: convidando amigos para competir com você, fazendo amigos, conquistando seguidores. Há um mural onde você pode deixar mensagens para seus seguidores.

No menu Conversa, na barra superior, você poderá participar de diversos assuntos com outras pessoas. Aproveite pare deixar sua opinião sobre o curso, saber o que as pessoas estão achando e conhecer gente nova.
Duolingo - curso online grátis de inglês

Competindo com amigos

No painel a direita há um rank que mostra quem de você e seus amigos anda no topo. Isso é bem interessante para saber como anda não apenas o seu desempenho mas também o de outras pessoas. O estímulo da competição é um grande incentivo ao aprendizado. Afinal, ninguém gosta de ficar pra trás... 


Você pode competir com os amigos que adicionar no próprio Duolingo ou convidar novos através do Facebook ou email.
Duolingo - curso online grátis de inglês

Acesse o Duolingo em seu smartphone

Para ter acesso ao Duolingo em seu Smartphone ou iPhone vá no link Aplicativo na barra de menus, e baixe na sua App Store ou Google Play. Se preferir use o link direto por email, para seu aparelho.
Duolingo - curso online grátis de inglês


E aí o que achou do Duolingo? Tenho certeza de que você pode tirar muito proveito dele no seu aprendizado de inglês e de uma forma bem divertida. Então mãos a obra e ótimos estudos pra você!

Outras dicas de Informática pra você:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar sua opinião comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. =)

O autor do blog

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Administrador e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Adoro trabalhar com Informática, desenhar e escrever. Sou blogueiro pelo prazer de aprender, compartilhar conhecimento e conhecer pessoas interessantes na internet.
Voltar ao Topo da Página Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...